terça-feira, 18 de maio de 2010

alguma poesia


paula wenke e marcelinha - no studio gravando poesia







Todos os dias, quando acordo, vou correndo tirar a poeira da palavra amor.

Clarice Lispector

Paula Wenke nos fala do amor sem medo e sem pudor. Há em seus poemas um poder encantatório, musical e imagético, como se ao invés de se querer poetar, se cantasse. Tal a desenvoltura do ritmo, a harmonia das palavras e a noção exata do tempo poético e das rimas, e com uma linguagem extremamente cuidada, elaborada e moderna.

Paula Wenke traz à poesia escrita por mulheres no Brasil, uma visão ousada do próprio universo feminino, cujo lirismo controlado e, ao mesmo tempo, liberto de preconceitos e pudores, estende uma linha direta entre a sua emoção e a do leitor. Um livro que dança, canta, fala, vibra e fotografa tudo o que nos cerca e que, universalmente, nos abarca: morte, solidão, amor, tragédias sociais, e nossas alegrias cotidianas.

Logo em seu primeiro livro, Paula Wenke nos traz algo dinâmico, lúdico, belo e, principalmente, poético. Sem qualquer tipo de alienação, a autora nos propõe a “festa”, a de Dionísio, a de todos os deuses. Paula Wenke estreia lançando seu olhar perspicaz para dentro e para fora de si mesma, com seu poema fluindo de forma contundente, e, quase sempre, com grande beleza e intensa voltagem poética. Com “Zoom in Zoom out”, a poeta cria uma espécie de “espaço da arte” e - inconscientemente ou não -, quase realiza um estilo novo.

Tanussi Cardoso
Poeta e Jornalista.
Atual Presidente do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro

A entrada no mundo poético de Paula Wenke é um choque de multiplicidade. Seu livro “Zoom in Zoom out” é a lente fotográfica, a um tempo digital e analógica, carnal e espirituosa de uma surpreendente estreante. Ela mergulha e logo salta nas águas de uma exuberante feminilidade.

Roberto Athayde, dramaturgo brasileiro mais montado no exterior.


Coração Vagabundo – Gal Costa



Coração Vagabundo

Meu coração não se cansa
De ter esperança
De um dia ser tudo o quer quer
Meu coração de criança
Não é só lembrança
De um vulto feliz de mulher
Que passou por meus sonhos
Sem dizer adeus
E fez dos olhos meus
Um chorar mais sem fim
Meu coração vagabundo
Quer guardar o mundo em mim
Meu coração vagabundo
Quer guardar o mundo em mim

Caetano Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário