segunda-feira, 17 de março de 2014

Poesia Sempre


Acabo de receber via Aricy Curvello, o exemplar nº 36 da Revista Poesia Sempre, editada pela Biblioteca Nacional,  número dedicado a poesia mineira.  Nele estão presentes 3 grandes poetas das minha maior consideração: Aricy Curvello, Ronaldo Werneck e Adão Ventura. A Poesia Sempre, é um primor de projeto não apenas literário mas graficamente também, é o que há de melhor na América Latina.



Verão

ah havia tanto
tanto joyce
no original reler
pound os gregos
os provençais
havia tanto
tanto tempo perdido

são duas horas
duas da tarde
o mar  se esfrega
azul l´azur blue blau
por toda a costa
ocidental

é verão e as mulheres
espraiam belas
acidentais
suas costas
a areia as coxas
o colo reluzente

Ronaldo Werneck (1943)




sob a relva

a noite quando baixou sobre ti
ficaste
a relva está molhada de pássaros brancos

eras uma criança do primeiro dia do mundo
eu te amei como se fosse
a primeira vez
na primeira vida

não sono lágrima silêncio
não adeus até o último adeus

(não, não importa)
eu te reconhecerei entre os mortos, sorrindo

Aricy Curvello (1945)





Faça sol ou faça tempestade

faça sol ou faça tempestade,
meu corpo é fechado
por esta pele negra.

faça sol ou faça tempestade
meu corpo é cercado
por estes muros altos,
- currais
onde ainda se coagula
o sangue dos escravos.

faça sol
ou faça tempestade,
meu corpo é fechado
por esta pele negra.

Adão Ventura (1946 – 2004)
Poesia Sempre – contatos:  poesiasempre@bn.br livraria@bn.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário